Descrição
Elaborar um orçamento empresarial é uma tarefa complexa, a qual vai além da construção de regras matemáticas ou contábeis para projeção e criação de estruturas de controle. Em diversas publicações, o orçamento empresarial é apresentado como um instrumento de alocação de gastos, mas, apesar de esta definição não estar equivocada, seu papel é muito maior para a gestão corporativa.Este livro tem como objetivo apresentar o orçamento empresarial como uma ferramenta de apoio ao planejamento e focar, principalmente, nos relacionamentos existentes em cada etapa com a apresentação de suas particularidades. Seu conteúdo foi derivado de vários anos de implantação de sistemas orçamentários em empresas de médio e grande porte no Brasil e em outros países da América Latina, da atuação em departamentos de controladoria e tesouraria, bem como, de discussões nesta disciplina em diversos cursos de MBA lecionados.Após a leitura deste texto, será possível compreender desde os pontos de atenção anteriores ao início de sua construção, até como um orçamento deve ser organizado e quais relações de causa e efeito devem ser observadas para que uma lógica adequada seja elaborada, oferecendo uma visão atualizada e prática sobre gestão orçamentária empresarial.